31 7 / 2011

Risoto branco com camarão

Ingredientes para 4 pessoas

250g de arroz (arbóreo ou carnaroli); 8 camarões crus, tamanho 10/20; 1 cenoura; 1 alho francês; 1 cebola; 3 dentes de alho; 1 malagueta; 1 ponta de gengibre, tamanho de meio polegar; 2 ou 3 ramos de salsa; 1 colher de sopa de polpa de tomate; 1/2 punhado de folhas de hortelã; 1 copo de vinho branco seco; 1 colher de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de queijo Parmesão ou Grana Padano; azeite, sal e pimenta preta para moer na hora q. b.

Preparação

Numa panela alta, colocar um fio de azeite, 1 dente de alho cortado ao meio, o alho francês e a cenoura às rodelas, as cabeças e cascas do camarão, e a salsa para refogar tudo uns 2 ou 3 minutos. Refrescar com metade do vinho branco, deixar evaporar um pouco e colocar a polpa de tomate. Envolver tudo e deixar refogar mais uns 2 ou 3 minutos. Adicionar água suficiente para fazer cerca de 12 decilitros de caldo para o risoto.

Numa panela baixa para o risoto, adicionar um fio de azeite, 1 dente de alho e a cebola picada, e deixar refogar um pouco. Juntar o arroz, envolver com o refogado e deixar que frite uns 2 minutos. Refrescar com um pouco de vinho branco e deixar evaporar. Assim que fique um pouco seco, adicionar um pouco de caldo até quase cobrir o arroz. Durante cerca de 20 minutos mexer sempre o para não colar e adicionar sempre um pouco de caldo à medida que a água evapore, para permitir que o arroz coza. Assim que esteja al dente, adicionar o queijo Parmesão ralado (reservar algum para empratar), a hortelã picada, e a manteiga. Desligar o lume e continuar a mexer até derreter a manteiga.

Numa frigideira, juntar um fio de azeite com o restante alho, a malagueta sem sementes, e o gengibre descascado, todos bem picados. Deixar a refogar um bocado para depois adicionar os camarões e deixá-los corar bem. Servir de imediato o risoto com os camarões, e um pouco de Parmesão ralado por cima.